
A teoria dos jogos é o estudo de como as pessoas se comportam em situações estratégicas. Por "estratégicas", nos referimos a situações em que cada pessoa, ao decidir que ações praticará, precisa levar em consideração a maneira como outras pessoas reagirão a elas. Como o número de empresas dos mercados oligopolistas é pequeno, cada uma delas precisa agir estrategicamente. Cada empresa sabe que seu lucro depende não só de quanto produz, mas também de quanto as outras empresas produzem. Ao tomar sua decisão de produção, cada empresa pertencente a um oligopólio deve levar em consideração o modo como sua decisão poderá afetar as decisões de produção de todas as outras empresas.
Vejamos quando duas empresas oligopolistas fazem propaganda para atrair os mesmos clientes. Vamos considerar duas empresas fabricantes de margarina, a marca Delícia e a marca Qualy. Se nenhuma delas fizer propaganda, as duas dividirão o mercado entre si. Se as duas fizerem, também dividirão o mercado, mas os lucros serão menores porque cada uma terá de arcar com o custo da propaganda. Mas, se uma empresa anunciar e a outra não, a que anunciou atrairá clientes da outra.
Portanto, é possível que quanto menos propaganda as empresas oligopolistas do mercado de margarinas fizerem, mais lucros estas empresas terão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário