20 de mar. de 2013

Não passei no concurso/vestibular. E agora?

Dê a si mesmo uma semana após a divulgação do resultado para descansar, refletir, processar a perda e encontrar motivação, e em seguida recomece. O primeiro passo é identificar em que matérias você foi mal, pois é nessas que você precisa se concentrar. Coloque em “modo de manutenção” as matérias que você já domina, dedicando menos tempo a elas, e comece a aprender o que faltava. Se os resultados da prova passada não forem suficientes para esta análise, refaça-as em casa, bem como provas de anos anteriores e as de outras faculdades do mesmo nível, para ter um bom diagnóstico.


Depois do diagnóstico, é só agir. Se você deseja mesmo passar, vai precisar vencer esta barreira, por mais que as condições possam lhe parecer desiguais e injustas. É bobagem contar com a sorte; estude com efetividade, vá até o limite da sua capacidade, e faça render cada minuto, e cada página. Mantenha em mente qual é a sua motivação. Desistir de se esforçar em geral é fácil, mas abrir mão de algo que você deseja exige uma decisão mais profunda – portanto, coloque a questão sempre sob este último prisma.

E no dia da próxima prova, não deixe seus próprios aspectos psicológicos trabalharem contra você. Use técnicas para evitar a tensão, procure lembrar que você está preparado e mantenha-se confiante. Se notar que está aumentando a ansiedade, largue a caneta e respire fundo até se acalmar. Não converse com os outros alunos sobre a prova imediatamente antes de ela começar: a ansiedade é contagiosa! Seu foco e sua energia devem estar na prova em si, e não no desempenho ou nas preocupações dos outros concorrentes.



Nenhum comentário: