28 de mar. de 2013

Política de Gestão para Reembolso de Custas Processuais

Fiz uma consultoria em um escritório de advocacia. O foco foi o que está abaixo.

Seu escritório de advocacia tem caixa suficiente para suportar o peso do valor pago e do período de espera dos reembolsos referente às custas processuais do processo do seu cliente? Você já fez esse cálculo?
Essa é a triste realidade que ocorre na vida financeira do escritório. Não é de hoje que essa situação aperta o caixa comprometendo o seu capital de giro. Esse impacto é sentido diretamente na administração do caixa, ou seja, o desembolso de caixa abaca sendo muito grande no mês.

Normalmente o escritório, para não entrar em conflito com seu cliente, irá, de alguma forma captar recursos financeiros e bancar as custas processuais.

Pior quando o adiantamento das custas ocorre de maneira repentina por conta do curso processual, onde o caixa não tem planejamento para elas.

Sugestão:
Para reverter a situação de caixa deficitário, é necessário efetuar um mapeamento nos procedimentos atuais para identificar os gargalos desde a solicitação do adiantamento pelo advogado até seu reembolso.

O que fazer:
1. Definição e padronização de procedimentos
2. Revisão dos termos contratuais com o cliente;
3. Sistema com base de relatório de reembolsos adequado ao cliente;
4. Implantação de uma política de cobrança de reembolsos;
5. Controlar o conta corrente do cliente e ser rígido com a cobrança;
6. Fazer constar todas as informações possíveis nos relatórios de cobrança;
7. Utilização de sistema ou planilha para execução dos controles de reembolso.

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