Por meio de um estudo
do World Economic Forum, onde foram avaliados a qualidade da gestão e os resultados de 4 mil empresas, em 12 países, as práticas de gestão listadas abaixo fizeram as empresas atuarem significativamente melhor. Como está a sua empresa?
1. METAS DESAFIADORAS E COM PRAZOS DEFINIDOS
A maioria das empresas segue uma rotina anual de planejamento e estabelecimento
de metas.
Sua empresa adota essa abordagem, em seu processo
de planejamento?
2. CLAREZA ORGANIZACIONAL
Metas agressivas de longo prazo não se traduzem em
resultado, se não houver um entendimento claro, por toda a equipe gerencial, do
que se deve fazer, hoje, para atingir as metas de longo prazo.
3. AVALIAÇÃO E DISCUSSÃO DE DESEMPENHO
Sua empresa tem um processo regular – semestral ou anual – de avaliação e discussão de desempenhos? Como é a qualidade das reuniões de feedback? E das discussões sobre as consequências das avaliações?
Sua empresa tem um processo regular – semestral ou anual – de avaliação e discussão de desempenhos? Como é a qualidade das reuniões de feedback? E das discussões sobre as consequências das avaliações?
4. ACCOUNTABILITY E PREMIAÇÃO
Para que a avaliação e discussão de desempenhos
cumpra plenamente sua finalidade, é preciso que ela tenha consequências:
campeões de performace precisam ser premiados e performances insatisfatórias
precisam gerar ações (treinamento, mudanças de organização ou mesmo
demissões).
5. OPERAÇÕES E PROCESSOS (resultando em superioridade operacional)
Como os problemas de processo, em sua empresa,
costumam ser identificados e corrigidos? Seus funcionários costumam sugerir
melhorias de processos, que frequentemente são implementadas?
6. GESTÃO DE TALENTOS
A liderança de sua empresa é comprometida e ativa
na atração e retenção de talentos? Qual foi a última vez em que um funcionário,
reconhecido como top performer, foi dissuadido a deixar a sua empresa? Já houve
casos de talentos deixarem a sua empresa, sem que ninguém tenha feito nada para
impedir?
Nenhum comentário:
Postar um comentário