É muito comum o arquiteto conhecer a parte decorativa. Essas questões de retaguarda são para um profissional especializado
O mais importante na cozinha é ter fluxos de trabalho organizados. Pratos frios e frituras, por exemplos, não devem ficar muito próximos. Se você planeja construir um balcão, pense na altura das cadeiras e na posição que o cliente ocupa quando come neste local. Outro fator essencial é como o lanche sai da cozinha. A saída da cozinha tem que ser bem próxima das mesas.
Na hora de dispor as mesas no salão, deixe corredores para que os garçons possam chegar às suas praças com mais facilidade e sem atrapalhar ninguém.
1. Estude todos os processos e fluxos para que eles possam convergir para um único ponto chamado de boqueta ou saída da cozinha. Se você faz hambúrguer e batata frita para um mesmo pedido, os dois devem chegar juntos sem se cruzar na cozinha.
2. Evite deixar a área fria, para saladas e sobremesas, próxima da fritura. A louça suja e o lixo não podem atravessar a cozinha e precisam fazer um caminho paralelo para levar as peças já limpas.
3. A saída da cozinha tem que ser bem próxima das mesas. Quanto mais andar no salão, mais o lanche e as bebidas perdem qualidade.
4. O balcão é uma variável da mesa. Ele deve ser pensado para ter uma altura de 1,10 metro, com banquetas altas e uma forma que projete o cliente para frente. É bom ter uma saída da cozinha para atender especificamente esta área.
5. O garçom deve ter fácil acesso a itens como saleiro, guardanapo e talheres. Quando o cliente pedir, ele chega o mais rápido possível.
6. No salão, existem corredores, que o cliente não vê, mas o garçom já conhece para que o pedido chegue mais rápido. Divida o salão em praças de quatro ou cinco mesas para cada garçom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário