5 de abr. de 2013

Saiba fazer perguntas que merecem respostas

Você certamente já percebeu que em ambientes acadêmicos e profissionais a pessoa que sabe, e poderia lhe responder, não tem condições de responder a todas as perguntas encaminhadas a ela?


Mesmo assim, em geral essas pessoas respondem a uma parte das perguntas que recebem. Portanto o seu desafio, se quer perguntar algo a elas, é conseguir passar pelos filtros que elas adotam, e assim chegar a ser respondido. Falo com propriedade, pois nas aulas que ministro, em algumas oportunidades não há tempo suficiente para responder com profundidade todos os questionamentos.

Portanto, vamos abaixo a algumas dicas de como fazer perguntas que merecem resposta:

1.Seja breve e vá direto ao ponto. Um assunto por mensagem. 10 linhas ou menos. Construa a questão de forma que a resposta a ela possa ser objetiva: “Sim”, “Certo” ou “2354″.

2.Não tente transferir seu problema. O que não fazer: “Preciso fazer um plano de negócios para uma loja de confecções como trabalho de aula, por favor me envie um”, ou “Vou abrir uma lanchonete e preciso de um plano de negócios, por favor me envie um”. Se você tem uma necessidade complexa, dificilmente alguém vai simplesmente se encarregar de realizá-la completamente para você. Um pedido muito mais razoável seria: “Por favor, me indique guias e modelos sobre como fazer o meu plano”, ou “Onde posso aprender a fazer um plano de negócios deste tipo?”

3.Faça seu dever de casa antes de pedir ajuda. Antes de perguntar, pelo menos pesquise no Google, no dicionário ou mesmo no material publicamente disponível de autoria da pessoa a quem você estiver se dirigindo. Perguntas de quem não se deu nem mesmo ao trabalho de realizar uma pesquisa rasteira merecem poucas respostas.

4.Seja específico sobre a sua dúvida. A pessoa quer ajuda, mas não tenta explicar em que, mais ou menos assim: “Liguei minha multifuncional e não consigo scannear. O que fazer?” Quem vai conseguir responder a algo assim sem antes fazer mais meia dúzia de perguntas? O que será que a pessoa já tentou? Ela consegue imprimir? Já conseguiu scannear anteriormente? Verificou a tomada? Em resumo: ao perguntar, dê detalhes suficientes que permitam a análise necessária.

5.Pergunte à pessoa certa. Por exemplo: Onde encontrar peças de reposição para carros antigos. Certifique-se de estar enviando sua pergunta para a pessoa certa.

Na internet tem detalhamentos bem mais profundos sobre como dominar a arte de fazer perguntas que merecem ser respondidas.

Nenhum comentário: