9 de mai. de 2013

Está infeliz no trabalho? Já pensou em mudar o rumo da profissão?

No post anterior você encontra uma breve história de mudança de rumo na vida para ser feliz.

Este blogueiro também fez isso. Mudou de rumo. Mudou de cidade, mudou de profissão e voltou aos bancos escolares em busca da realização plena.

Afinal, o que fazer quando a carreira escolhida não te faz feliz? Será que existe uma idade limite para mudar de rumo profissional? Como aproveitar a bagagem adquirida para ser mais realizado em uma nova trajetória de trabalho?


Muitas dessas perguntas são feitas por quem já não se sente feliz no trabalho atual. Porém, por falta de iniciativa, informação ou autoconhecimento, a maioria dos profissionais insatisfeitos não são adeptos a grandes mudanças. Preferem procurar novas oportunidades em áreas e atividades semelhantes e, depois de pouco tempo, voltam a ficar insatisfeitos.

O que fazer nesse caso?
É preciso avaliar com tranquilidade que tipo de trabalho lhe deixaria feliz, fazendo uma autoanálise para avaliar se suas características pessoais são compatíveis com o que seria a nova rotina de trabalho. Você precisa se conhecer. Além disso, na sua área de formação, tente identificar outros ramos da sua profissão que possam lhe interessar. Se for o caso, analise outras áreas e profissões que mais chamam a sua atenção.
Avalie o mercado de trabalho, existem profissões novas que podem se encaixar no seu perfil e podem ser mais desafiadoras que a sua.

Afinal, nunca é tarde para começar uma nova vida profissional. O conhecimento adquirido em outras áreas sempre traz uma bagagem positiva – seja qual for a nova área de atuação. Mexa-se.

Nenhum comentário: