Existem diversos tipos de empreendedores, e cada um precisa ser tratado de forma diferente, pois seus objetivos e o perfil de quem toca a empresa, também são diferentes.
Existem 5 tipos de empreendedorismo
1. O empreendedor de estilo de vida
Esse é o cara que quer fazer o dele, não atrapalhar ninguém, ficar longe de estresse e aproveitar a vida do seu jeito. Normalmente estes estão espalhados em pequenas cidades, seja ensinando surfe, violão, ou gerenciando um barzinho onde seus amigos vão lá todo dia beber um pint com ele. Ele claramente não visa maximizar seu lucro e nem quer saber de escalabilidade. Ele quer pagar as contas e relaxar. Inclusive provavelmente gostará de ficar bem longe de consultorias e investimentos de terceiros.
2. Pessoas “atuais”, normalmente muito ambiciosas, tecnólogos.
Não tem medo de empreender sabendo que tem 90% de chance de, antes de fazer a empresa decolar, explodir o foguete e abrir uma cratera enorme ainda no chão.
Esse empreendedor está está pensando principalmente em ganhar milhões e mudar o mundo com seu produto. Você terá que buscar um investidor tão louco quanto você (o modelo Business Canvas ajuda muito - falarei sobre a ferramenta em outro post), validar um modelo de negócios escalável e pisar no acelerador como nunca antes. Isso normalmente envolve conseguir levantar ainda mais dinheiro para chegar lá.
3. Intraempreendedores
Os “Intrapreneurs” trabalham em empresas grandes e utilizam todos os recursos que tem lá dentro para inovar e gerar mais valor. Eles tem sido apontados como solucionadores dos problemas das grandes empresas, inclusive gerando programas de intraempreendedorismo dentro das próprias organizações. Pessoas muito engajadas com a cultura da empresa e que tem o ótimo vício de se cobrar muito mais do que a empresa o faz.
4. Donos de Pequenos Negócios
Estes são responsáveis por empregar por volta de 60% dos brasileiros e tem como objetivo maior alimentar a família, atender bem o cliente e gerar empregos. Apesar de muitos verem esses negócio com pouco glamour, vale destacar o papel importante que tem no desenvolvimento do Brasil. São verdadeiros guerreiros
5. Empreendedores Sociais
Estes tem como objetivo gerar impacto positivo na sociedade. O que os move é uma missão verdadeira. São pessoas incríveis, muito positivas e com um brilho nos olhos inspirador. Eles enfrentam o preconceito com relação ao assistencialismo e ONGs agindo contra e, por isso, muitas vezes brigam muito para encontrar investimento e conhecimento acessível.
Então, você (1) é ou pretende ser um empreendedor, (2) trabalha com empreendedores ou (3) quer dar algum tipo de suporte a eles (consultoria - é o que eu faço).
Seja empreendedor, qualquer dos tipos, mas saiba que você precisa entender aonde se encaixa e quais os reais problemas que enfrentará. Sem isso em mãos, qualquer esforço é inútil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário