A advocacia se desenvolve do mesmo modo, em suas
duas grandes vertentes: a contenciosa e a consultiva. Permanece uma atividade
de meio, regulada por Lei Especial (Estatuto da Advocacia e da Ordem dos
Advogados do Brasil – EAOAB) e Código de Ética Profissional (Código de Ética e
Disciplina – CED), cuja essência é a mesma, desde o começo do século passado.
Para a prestação dos serviços, o advogado se
socorre das mesmas fontes do Direito: lei, jurisprudência e doutrina. O meio de
comunicação é basicamente a escrita, não se podendo desconsiderar o impacto da
tecnologia que impõe maior velocidade nas respostas de consultas.
A lei da oferta e da demanda atinge diretamente o
modo como a advocacia é desenvolvida e a diminuição de oportunidades aumenta a
necessidade de divulgação de serviços, o que motiva inesgotáveis e novas
situações com as quais advogados tem de se deparar, além do reflexo nos
honorários profissionais.
A maior competição aumenta a necessidade de
divulgação da atividade pelos advogados, sobretudo pelo uso de estratégias
publicitárias.
Anos atrás, advogados tinham muitas dúvidas sobre
os limites das placas ou anúncios de seus escritórios. Hoje, os questionamentos
recaem para outras formas de divulgação, como eventos culturais, acadêmicos,
desportivos, atividades pro bono e outras.
Esta busca demonstra que o advogado necessita
divulgar cada vez mais suas atividades para desenvolver satisfatoriamente seu
trabalho.
Este fenômeno motiva reações opostas. Uns
contrários à publicidade, ao argumento de que a atividade não é mercantil.
Creio que o alicerce da carreira do advogado está
relacionado a estratégias publicitárias juntamente com a busca constante pela competência.
Sem competência, o advogado não consegue prestar boa assessoria jurídica,
tampouco assegura o sucesso profissional.
O sucesso é lento. Decorre do conhecimento,
dedicação e honestidade do profissional. Estratégias publicitárias não ganham
causas, não conferem credibilidade a pareceres, não representam boa qualidade
dos serviços jurídicos, mas podem sim ajudar a divulgar a boa reputação.
A trajetória profissional é de longa duração.
Muitos advogados que se socorrem exclusivamente das ferramentas de publicidade
podem alcançar visibilidade. Contudo, sem qualidade, essa visibilidade torna-se
transitória, rápida e não resiste ao controle maior da qualidade que é o
cliente.
Bons advogados e bancas são aqueles que resistem ao
tempo e, a cada dia que passa, conseguem manter qualidade e primar pela ética.
Volto a falar sobre o assunto num próximo post. Você saberá na prática como praticar o Marketing para atingir o sucesso como advogado.
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