21 de out. de 2013

A advocacia e as estratégias publicitárias - parte 1

A advocacia se desenvolve do mesmo modo, em suas duas grandes vertentes: a contenciosa e a consultiva. Permanece uma atividade de meio, regulada por Lei Especial (Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil – EAOAB) e Código de Ética Profissional (Código de Ética e Disciplina – CED), cuja essência é a mesma, desde o começo do século passado.
Para a prestação dos serviços, o advogado se socorre das mesmas fontes do Direito: lei, jurisprudência e doutrina. O meio de comunicação é basicamente a escrita, não se podendo desconsiderar o impacto da tecnologia que impõe maior velocidade nas respostas de consultas.
A lei da oferta e da demanda atinge diretamente o modo como a advocacia é desenvolvida e a diminuição de oportunidades aumenta a necessidade de divulgação de serviços, o que motiva inesgotáveis e novas situações com as quais advogados tem de se deparar, além do reflexo nos honorários profissionais.
A maior competição aumenta a necessidade de divulgação da atividade pelos advogados, sobretudo pelo uso de estratégias publicitárias.
Anos atrás, advogados tinham muitas dúvidas sobre os limites das placas ou anúncios de seus escritórios. Hoje, os questionamentos recaem para outras formas de divulgação, como eventos culturais, acadêmicos, desportivos, atividades pro bono e outras.
Esta busca demonstra que o advogado necessita divulgar cada vez mais suas atividades para desenvolver satisfatoriamente seu trabalho.
Este fenômeno motiva reações opostas. Uns contrários à publicidade, ao argumento de que a atividade não é mercantil.
Creio que o alicerce da carreira do advogado está relacionado a estratégias publicitárias juntamente com a busca constante pela competência. Sem competência, o advogado não consegue prestar boa assessoria jurídica, tampouco assegura o sucesso profissional.
O sucesso é lento. Decorre do conhecimento, dedicação e honestidade do profissional. Estratégias publicitárias não ganham causas, não conferem credibilidade a pareceres, não representam boa qualidade dos serviços jurídicos, mas podem sim ajudar a divulgar a boa reputação.
A trajetória profissional é de longa duração. Muitos advogados que se socorrem exclusivamente das ferramentas de publicidade podem alcançar visibilidade. Contudo, sem qualidade, essa visibilidade torna-se transitória, rápida e não resiste ao controle maior da qualidade que é o cliente.
Bons advogados e bancas são aqueles que resistem ao tempo e, a cada dia que passa, conseguem manter qualidade e primar pela ética.

Volto a falar sobre o assunto num próximo post. Você saberá na prática como praticar o Marketing para atingir o sucesso como advogado.

Nenhum comentário: