26 de mai. de 2016

Existe coach-consultor?

É certo que um coach para empresas e um consultor de empresas podem ajudar os gestores nos seus negócios e para cada profissional, sendo coach ou consultor, é necessário que os mesmos tenham um conjunto de habilidades.

Não seria ótimo se você pudesse encontrar ambos os conjuntos de habilidades em uma única pessoa?  

Vejamos se isto é possível.

O trabalho de um coach para empresas

Como um treinador de um time de vôlei, por exemplo, um coach para empresas trabalha em trazer o melhor que já está dentro de cada pessoa. O coaching de negócios concentra-se no que você é e o que você deseja criar para o seu negócio. Mas não só isto. O coaching também “olha” o seu estilo de vida e fundamentalmente vai ajudá-lo a manter-se motivado para avançar em seus sonhos, objetivos e tarefas.

Conjuntamente, coach e gestor vão se concentrar em desenvolver o potencial mais elevado do gestor, onde o coach vai encorajá-lo, apoiá-lo e principalmente, ter empatia com o gestor. O coach vai ajudá-lo a descobrir ideias sobre onde as coisas não estão funcionando e ajudá-lo a tocar na sua sabedoria.

As palavras-chave de um trabalho de coaching nas empresas:

Debate, clareza, distrações, medos, foco, acompanhamento, implementação, crenças limitantes, motivação, propósito, auto-sabotagem, gerenciamento de tempo, visão.

O resultado deste treinamento será de que você poderá criar um plano infalível para avançar e poderá ser o mentor das ações para que seus parceiros possam ajudá-lo no crescimento do seu negócio.

O trabalho de um consultor de empresas

Um consultor de empresas é um especialista em áreas operacionais do negócio, seja em marketing,  planejamento, custos, operação, financeiro, enfim, alguém que vai ajudá-lo no crescimento de um negócio, ensinar a utilizar as melhores ferramentas de gestão, ou ainda, melhorando a gestão  por meio de análise, diagnóstico e sugestão/implementação de mudanças operacionais. Tudo isto, com plano de ação para que a empresa possa avançar em seus projetos. Portanto, o foco da consultoria é fazer com que projetos e tarefas melhorem o seu negócio.

As palavras-chave de um trabalho de consultoria nas empresas:

Planejamento e estratégia de negócios, ofertas de serviços/produtos e preços, sentido de negócio, delegação/lidar com a equipe, planejamento de marketing, planejamento de projetos, sistemas de gestão do negócio.

A Resposta

Há uma boa analogia que ilustra a diferença entre um coach e um consultor:

O coach irá ajudar a compreender como e porque você não dirige um carro. Ajudá-lo a determinar o que está impedindo de voltar ou iniciar ao volante e estar ao seu lado quando você voltar a dirigir.

Um consultor de negócios irá explicar por que um carro é superior a outro, ensiná-lo a dirigir o carro, e, se necessário, andar de com e para você.

Então, é possível um trabalho no modo híbrido, como coach-consultor? Sim.

A mesma pessoa poderá oferecer o melhor de ambas as profissões: conselhos e experiência quando o gestor precisar dele, motivação e brainstorming quando o gestor estiver “travado”, discernimento para melhorar seu interior e melhorar sua empresa na busca da alta performance.

Nenhum comentário: