Para passar no concurso público dos seus sonhos, é necessário estar preparado – e isso não se resume a procurar apostilas para download e estudar.
Próximo de 100.000 vagas em concursos públicos estão previstas para 2013.
Convivo com boa quantidade de pessoas que passam ou passaram, e reconheço nelas uma série de práticas que as levou ao sucesso – elas estão muito mais relacionadas a manter a calma e a motivação, do que ao número de horas de estudo.
Em particular, venho observando há tempo que abandonar todos os lazeres e dedicar-se integralmente a devorar livros e cursos não é uma característica comum entre os aprovados. Passar em concurso tende a ser uma maratona, e não uma corrida de curto prazo, portanto a vantagem está em quem consegue preservar o fôlego (e a motivação) a longo prazo.
Assim, além de uma preparação completa (conteúdo, aspectos psicológicos e provas complementares – física, psicotécnica, médica, etc.), é necessário
• Conscientizar-se de que não vale a pena manter o foco nos seus concorrentes. Os fóruns de bate-papo com outros “concurseiros” muitas vezes causam mais mazelas e desinformação do que vantagens. Concentre-se no que diz o edital, e em avançar o máximo possível, independente do que seus concorrentes digam;
• Preparar-se para uma campanha de longo prazo – portanto, sem possibilidade de deixar de lado os demais aspectos da vida (incluindo o lazer e a vida social!). Busque o equilíbrio sempre!
• Estudar do jeito certo – pelo conteúdo do edital, na proporção do peso de cada disciplina. Erros muito comuns são estudar com base no conteúdo e distribuição de matérias nas apostilas que eventualmente lhe caiam às mãos, estudar pouco, não cobrir todos os temas do edital e concentrar-se em matérias “preferidas”;
• Se necessário, buscar experiência: inscrevendo-se em outros concursos, resolvendo provas passadas e simulados. Especialmente se você tiver desafios de ordem psicológica que reduzam seu desempenho na hora da prova. A prática leva à perfeição!
Em outros posts falarei sobre:
• Como estudar com efetividade e se dar bem
• Como passar na próxima tentativa
Um comentário:
Excelente artigo Dieter!
Comentários muito pertinentes à realidade de quem estuda para concursos.
Fiz quase um ano de cursinho com foco somente em um concurso, o da Polícia Federal, o qual, infelizmente, está suspenso.
Tive que me mudar para Luís Eduardo, porém continuo com planos, à longo prazo, para continuar na maratona dos concursos.
Forte abraço e bons estudos ao pessoal que está nesta estrada!
Postar um comentário